Buscar
  • leocomando

Como uma horta em casa pode melhorar sua alimentação?

Atualizado: 4 de abr.

Além do prazer de se conectar com a terra e os ciclos da natureza, ter sua horta caseira traz muitos benefícios



Durante a pandemia, muitas pessoas decidiram aprender algo novo – das atividades mais simples, como cozinhar, às mais complexas, como bordar. Um dos novos hábitos adquiridos foi começar na jardinagem ou fazer uma horta caseira.


Teve gente que encheu a sala de vasos no chão, sobre o parapeito da janela e pendurados. Os mais aplicados foram além e conseguiram plantar e colher frutas e legumes, mesmo plantando em vasos.


Para além dos benefícios de mexer na terra e fortalecer a conexão com a natureza e seus ciclos, a jardinagem também traz benefícios para a saúde e o meio ambiente.

Uma horta doméstica dá acesso a alimentos frescos e orgânicos, beneficiando uma alimentação saudável e rica em nutrientes. Além disso, pelo fato de você mesmo colher o que planta, é desnecessário recorrer ao hortifruti de supermercados, que, muitas vezes, não tem as melhores opções.


Além de economizar na conta do supermercado, é possível comer alimentos muito mais saudáveis. Com o prazer extra de levar à mesa o que você cultivou.


Horta e alimentação

Uma horta doméstica permite que você colha os alimentos quando estes estão maduros, ao contrário do que acontece com aqueles que ficam nos expositores dos supermercados, que são frequentemente colhidos antes de estarem completamente maduros.


O sabor e a qualidade do alimento recém-colhido são diferentes, uma vez que frutas e legumes retêm mais nutrientes quando consumidos pouco tempo após a colheita, tornando os seus vegetais caseiros uma opção mais saudável.


Dependendo do tipo de legumes que você plantar, também poupará dinheiro na própria comida. Vale lembrar que os produtos orgânicos têm um custo considerado alto, então poder cultivá-los em casa, sem fertilizantes químicos e pesticidas, tem benefícios para além da saúde.


Aliás, ter uma horta em casa demanda um baixo custo de manutenção, tais como terra vegetal e adubo, mas uma única planta produz sempre muitos frutos, sendo muitas vezes considerado um bom custo-benefício.


Se você tem filhos e quer ensiná-los sobre boa alimentação, a horta doméstica pode ser uma grande aliada. Envolver as crianças no plantio de frutas e legumes, acompanhar o seu crescimento e realizar a colheita são atividades educativas e também um passatempo.


Criar essa proximidade com alimentos in natura pode incentivar os pequenos a comer melhor. Além disso, é um momento que pais e filhos podem passar juntos.


Para quem não tem a possibilidade de criar uma horta doméstica, há opções. Hoje, algumas empresas realizam a entrega de cestas de alimentos orgânicos a domicílio. A entrega de orgânicos é comum em grandes centros urbanos como São Paulo e cidades da região metropolitana. Empresas em Guarulhos e São Bernardo do Campo, por exemplo, realizam este serviço.


Existem ainda hortas inteligentes para quem tem realmente pouco espaço e pouco tempo e a possibilidade de criar ou participar de hortas comunitárias, uma ótima opção para quem vive em condomínios ou quer ajudar a desenvolver um bairro mais sustentável, com uma vizinhança mais próxima.


Onde comprar


Acesse www.bostaemlata.com.br e confira nossas linha de adubos, substratos e kits para plantar.


-


Matéria realizada no dia 28 de fevereiro de 2022, por Redação CicloVivo. Confira o link original da matéria clicando aqui.
1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo