Buscar
  • leocomando

Saiba como reaproveitar ervas compradas no mercado e ter sua própria horta

Atualizado: 4 de abr.



Existe coisa melhor do que cozinhar utilizando ervas fresquinhas e sem agrotóxicos? Nem sempre é possível encontrar cebolinha, manjericão, hortelã, alecrim, alho poró e salsão em ótimo estado em mercados, feiras e hortifrutis. Que tal comprar esses temperos uma única vez e utilizá-los como matriz para cultivá-los em vasos e canteiros?


Ter sua própria horta é muito mais fácil do que você imagina – e o custo é baixíssimo!


Cebolinha A cebolinha é uma das ervas mais fáceis de ser multiplicada. A Dica é comprar as que ainda tenham o bulbo (a parte branca) e um pouco de raiz. Então, é só cortar o bulbo mantendo aproximadamente 2cm da filha, e colocar em um copo com água para que a raiz se fortaleça e os primeiros brotos apareçam. A água deve ser trocada diariamente. Depois, é só passar para a terra e manter em local com bastante luz, regando diariamente. Ao colher, corte as cebolinhas 2 dedos acima da terra ou de forma a não machucar as que ainda estiverem nascendo.

Alho poró Corte as folhas, deixando cerca de 2cm e a parte branca com bulbo em contato com um pouco de água. Quando notar que a raiz cresceu e há brotos, passe para a terra. É possível cultivar o alho poró só na água, mas isso só funciona em climas mais frios e o tempo de evolução da planta é mais lento.

Aipo ou Salsão Corte o talo, com um tamanho de 5cm a partir da base (a parte mais branca), e deixe em um copo com água, em local com bastante sol. Em alguns dias, além de raízes, brotinhos de folhas amarelas devem surgir no centro. É importante manter a parte de cima úmida, evitando que resseque. Após cerca de uma semana, com as novas folhas fortalecidas e mais desenvolvidas, transfira para um vaso, floreira ou canteiro. Para a colheita, corte o que precisar sem retirar o bulbo e a raiz da terra.

Manjericão Separe algumas hastes bem bonitas e as corte com cerca de 10cm a partir do topo. Mantenha apenas algumas folhas na parte superior, retirando as folhas da parte de baixo e também todas as flores. Coloque as hastes em um copo com água até a metade e deixe em local ensolarado. Troque a água a cada dois dias até que crie raízes com 2cm. Então, replante na terra, em um vaso de tamanho mínimo médio. O manjericão precisa de espaço e sol.

Hortelã É preciso selecionar as melhores hastes, cortá-las mantendo poucas folhas na parte superior e deixar que crie raízes em um recipiente com água. O vaso para onde a hortelã for transferida quanto estiver com raízes de pelo menos 2cm deve conter furos no fundo e terra drenada. A hortelã ama água e sua terra jamais deverá ficar seca. Não plante junto com outras plantas no mesmo vaso ou canteiro, pois as a raiz da hortelã cresce demais e a erva tende a tomar conta de tudo. Se for fazer isso, crie uma barreira para que a raiz não invada o espaço das outras plantas.

Alecrim A técnica para criar mudar de alecrim é a mesma da hortelã. A diferença que garantirá o sucesso dele é a terra onde será feito o plantio. Diferente das outras ervas, que tendem a gostar de água e solo úmido, o alecrim não é muito fã de água e prefere um solo mais árido. A terra perfeita para receber as mudas de alecrim é composta por 2/3 de areia grossa e 1/3 de terra musgo. Mantenha em local com bastante sol e regue a cada 3 dias.

Coentro Para ter coentro na sua horta, você pode encontrar maços que já venham com raízes ou criar as próprias mudas utilizando a mesma técnica do alecrim, manjericão e hortelã. Na hora de replantá-lo, utilize a mesma terra do alecrim: 2/3 de areia grossa e 1/3 de terra musgo. Faça regas espaçadas e mantenha em local ensolarado.

Dicas Gerais 1. As matrizes utilizadas para o replantio devem estar bem frescas. 2. Se conseguir que sejam orgânicas, melhor ainda. 3. Utilize terra de boa qualidade (conheça nossos substratos). 4. De tempos em tempos, fortifique a terra com adubos orgânicos. 5. Atente-se ao sol e regas requeridos por cada erva.


Fácil, né? Com essas dicas, você sempre terá ervas fresquinhas para utilizar nas suas receitas, sem gastar dinheiro e ainda viver o prazer de cuidar de sua própria horta.


Onde comprar


Acesse www.bostaemlata.com.br e confira nossas linha de adubos, substratos e kits para plantar.


-


Matéria realizada por Mariana Queiroz, para ECOA Uol. Confira o link original da matéria clicando aqui.
6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo